Segurança no transporte: confira dicas para ajudar na logística

Transporte de cargas frágeis merece atenção redobrada das empresas
22 de janeiro de 2019

 

Garantir a segurança no transporte rodoviário envolve uma série de fatores que devem ser levados em consideração. Desde as condições de trabalho do colaborador, até a acomodação de cada item no caminhão, tudo faz parte de uma logística que precisa ser estrategicamente pensada e colocada em prática. Existem algumas técnicas que têm grande contribuição aos profissionais do ramo e que certamente irão proporcionar um serviço de qualidade, e é justamente sobre elas que iremos tratar no texto de hoje.

Procurar aperfeiçoar o modo de trabalho, além de agradar os clientes, o fortalecimento da empresa no mercado se torna evidente, aumentando as chances de se tornar referência na prestação de serviços de entrega dos mais diferentes tipos de carga. A segurança no transporte também deve ser vista pelos empresários com o viés econômico, pois não seguir regras pode comprometer a integridade dos produtos, implicando em sérios problemas com os clientes. No que se refere às dicas práticas, como a logística também envolve a análise das circunstâncias pela qual o caminhoneiro irá passar, evitar regiões perigosas em horários sem movimento é uma das principais recomendações. Manter a manutenção do veículo em dia também é importante, evitando situações complicadas em lugares desconhecidos e sem assistência.

Questões como a falta de policiamento e fiscalização, estradas ruins e a vulnerabilidade ao roubo de cargas são as motivações para adotar determinadas medidas de segurança no transporte, que vão desde o treinamento dos motoristas, melhorando a acomodação das cargas, ou mesmo implementação recursos tecnológicos que possam contribuir, como os sistemas de monitoramento. Avaliar o peso da mercadoria para colocá-la no veículo adequado também é de extrema importância. Isso significa que cargas maiores devem ser transportadas em caminhões longos, enquanto alimentos perecíveis carecem de veículos com sistema de refrigeração. Já para o transporte de cargas móveis, um caminhão baú já é suficiente. Pensar nisso é uma estratégia que pode otimizar recursos, trazendo bons resultados futuros.

Na Plantec, você fica muito bem informado sobre os melhores métodos para implementar na empresa e tornar os processos logísticos ainda mais organizados. Fique de olho em nosso blog e acompanhe as dicas e recomendações. Aproveite para acessar o site e conferir as opções de fitas de arquear disponíveis, garantindo ainda mais a segurança no transporte de cargas.